Avaliação de Desempenho - definição, método e exemplos

Setorizada junto à gestão de pessoas, a avaliação de desempenho é uma ferramenta importante para que se possa medir a produtividade dos funcionários de cada equipe, dentro de todos os setores da empresa.

avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que está à disposição do setor de gestão de pessoas, dentro das empresas, para que se consiga medir o desempenho e, portanto, a produtividade e eficiência dos colaboradores da empresa.

Avaliar o desempenho dos membros integrantes da empresa, seja individualmente ou em grupo, é fundamental para manter a saúde do seu negócio, pois através dessa ferramenta será possível corrigir o funcionário a tempo, minimizando erros maiores. Estar sempre analisando o desempenho, seja individual ou em grupo, é importante para que os próprios funcionários busquem se aprimorar - e saber que podem contar com os outros membros da equipe para desenvolverem-se.

Se fossemos definir o que é avaliação de desempenho, poderíamos dizer que é uma avaliação realizada com o objetivo de identificar quais as dificuldades e os potenciais dos membros de determinada equipe - ou, até, da equipe inteira.

Como muitas das práticas que podem ser adotadas por qualquer empresa, independentemente do setor ou segmento, a avaliação de desempenho pode ser personalizada para avaliar pontos específicos no desenvolvimento da empresa ou de determinada tarefa.

Assim, é importante que o avaliador esteja ciente de que precisa avaliar sempre os mesmos aspectos para conseguir encontrar um resultado sólido. Só assim poderá usufruir dos benefícios da avaliação de desempenho, dentre os quais podemos citar:

  • Identificar potenciais escondidos de algum funcionário, seja para a tarefa avaliada ou para realocá-lo para outro setor. Isso porque, ao identificar algum potencial até então desconhecido, há a chance de se descobrir que o colaborador poderia estar contribuindo para outra atividade, de repente até mesmo em outro setor.
  • Corrigir imediatamente alguma falha, antes que seja tarde demais: somente com uma avaliação de desempenho constante é possível prevenir prejuízos.

Como fazer uma avaliação de desempenho

Se você ainda tem dúvidas de como fazer avaliação de desempenho dos funcionários, é preciso entender, antes de tudo, o que, exatamente, você pretende avaliar.

Por exemplo: se você deseja avaliar o desempenho de algum vendedor, defina tópicos a serem avaliados e repita essa avaliação com uma frequência constante, a fim de coletar e identificar dados sólidos.

  • O vendedor está seguindo o roteiro de vendas exigido pelo setor?
  • Ele está destacando determinado ponto positivo sobre o produto ou serviço vendido?
  • Eles estão preenchendo informações e seguindo processos importantes?

Qualquer ponto pode ser avaliado, depende do que o gerente avaliador deseja entender. É comum que durante as avaliações, fora dos tópicos planejados, surgirão aspectos de dificuldades e, também, de potencialidades. Anotar e dar um feedback para o colaborador é extremamente importante, para que ele saiba e possa efetuar os ajustes necessários.

Isso é o que se chama de criar um sistema de avaliação de desempenho em que, através de aspectos personalizáveis dentro da dinâmica avaliativa, todos saibam o que estão analisando e quais os pontos mais importantes na avaliação.

Por que é importante realizar a avaliação de desempenho

Além de todos os benefícios que citamos ao longo do texto, a avaliação de desempenho é importante porque:

  • Para o funcionário: ele terá segurança ao realizar suas atividades, uma vez que saberá o que é esperado dele, o que deve e como deve entregar. Ele poderá se avaliar, verificar se se encaixa com a política da empresa, além de, claro, manter a melhoria contínua sobre os seus aspectos, sejam os positivos, sejam os negativos;
  • Para a empresa: ao propor um método, ou seja, um passo a passo para os seus funcionários, o fator subjetivo fica minimizado, ou seja, diminuem-se as margens para que o funcionário realize as tarefas com base nos achismos, elevando o nível das tarefas propostas, mantendo o ritmo eficiente e constante na produção do trabalho. Além disso, a empresa poderá corrigir erros o quanto antes, uma vez que estará de olho nos trabalhos, avaliando-os.

A avaliação de desempenho é conseguir olhar com outros olhos para os mesmos funcionários, dando-lhes a chance de melhorar alguns aspectos nas suas dificuldades ou, até mesmo, possibilitando-lhes melhorar algo que já existe na empresa através do desenvolvimento do seu talento.

Há alguns softwares no mercado, como é o caso da Coalize, que ajudam os gerentes do setor pessoal a avaliarem os seus colaboradores, estimulando-os através de tornar o cumprimento de metas, entre os funcionários, como se fosse um jogo - é a metodologia da gamificação, a exemplo de grandes marcas como Duolingo e Starbucks Rewards.

Através da utilização da ferramenta, os colaboradores disputam entre si, como se fossem fases de um jogo, e conseguem pontos e premiações, além de mostrar para os gerentes avaliadores seu desempenho na tarefa proposta.

De novo, é algo que mede e alavanca as oportunidades e potenciais de cada funcionário, estimulando-os a atingir as metas através de algo que parece uma brincadeira, tornando o cumprimento de metas leve e divertido.

A metodologia de gamificação reduz ainda a necessidade de avaliações, por ser um acompanhamento contínuo do desempenho individual.

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