Como fazer holerite online: leis e benefícios

Modernizar e simplificar o cotidiano da sua empresa é mais simples do que você imagina! Saiba como emitir holerites pela internet e distribuí-los com tranquilidade, neste artigo.

Gestora contente por otimizar seu processo de criação do holerite na modalidade online

Para emitir um holerite online com facilidade e segurança, você precisa contar com um gerador do documento que seja confiável, fazer todos os cálculos de impostos que devem ser levados em consideração e separar o salário bruto do líquido. Também precisa ter outros dados importantes corretamente anotados e organizados.

Depois, fica muito fácil distribuí-lo através, por exemplo, de uma plataforma de registro de ponto que ofereça o recurso. Apenas lembre-se de prevenir qualquer problema, evitando deixar de fora do documento qualquer informação importante.

A automação desse processo é mais uma forma de modernizar empresas de todos os portes e setores e ajuda as organizações a se adequarem às leis, evitando ações trabalhistas dentre outras coisas.

Continue a leitura para explorar todos os benefícios da geração e do envio digital do documento e para descobrir exatamente como fazer tudo acontecer!

O que é um holerite?

Um holerite de pagamento é aquele contracheque entregue pela empresa aos seus colaboradores todos os meses. Ele apresenta detalhes de todos os valores que foram considerados no cálculo do salário e, portanto, na folha de pagamento.

Para que serve o holerite?

Este documento mostra o salário bruto e líquido, os descontos e os adicionais de cada funcionário e ainda serve para os trabalhadores comprovarem seus rendimentos quando precisam abrir conta em banco, solicitar cartão de crédito ou financiamentos, por exemplo.

Os impostos pagos indiretamente – através da própria empresa – em decorrência da atuação com carteira assinada também devem aparecer no documento.

O que deve constar em um holerite?

Um holerite desenvolvido corretamente precisa conter o nome da empresa e do funcionário, cargo e natureza da função exercida pelo colaborador dentro da organização e número e série de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Mês e ano aos quais se referem o pagamento também fazem parte do contracheque, bem como todos os outros detalhes listados adiante.

  • Salário líquido
  • Salário bruto (separado do líquido)
  • Comissões e/ou gratificações
  • Benefícios, como vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição
  • Adicionais de periculosidade, de insalubridade e/ou noturno
  • Salário-família, se houver
  • Descanso semanal remunerado
  • Horas extras
  • Atrasos e faltas injustificados
  • Descontos de FGTS, INSS e IRRF

No último ponto da lista, a faixa salarial do colaborador deve ser considerada para os cálculos de FGTS e INSS, enquanto o valor a ser descontado como Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é determinado anualmente por uma tabela progressiva divulgada pela Receita Federal.

É altamente recomendado investir em maneiras de organizar todas essas informações para não perder nenhuma de vista ou não confundi-las em meio a tanta coisa.

Nesse momento, pode ser de grande valor contar com uma solução de registro de ponto que ajude a sua empresa não só a fazer o controle de horas, como também a simplificar a emissão e o disparo de holerites.

Você economiza tempo e dinheiro!

Como fazer holerite online?

Conte com um gerador para criar holerite online, mas não pense que o trabalho será todo feito pela máquina! Cabe à você ou aos responsáveis por esse processo dentro da sua empresa calcularem FGTS, INSS e IRRF, bem como adicionais e benefícios, por exemplo.

Outro ponto importante: separar o salário bruto do líquido e conhecer exatamente a função e o cargo de todos os colaboradores, bem como tê-los registrados da maneira adequada. Tendo as outras informações já mencionadas como obrigatórias anteriormente neste artigo e os valores calculados, a geração do documento ficará bem mais fácil e prática.

Certifique-se de ter cada holerite salvo em formato .PDF, principalmente se quiser distribuir todos em massa através de uma solução moderna que possa ajudá-lo(a) com isso.

Outro artigo do blog ensina a fazer a emissão de holerites em massa, e você também pode assistir ao vídeo abaixo para compreender o processo através de exemplos. ⬇️

 

Apenas lembre-se de que nada vai funcionar se a solução que você escolher não estiver de acordo com o que diz a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)!

Tudo o que você precisa saber em relação às leis sobre holerite

Para empresas que contratam funcionários com carteira assinada, a distribuição do holerite é obrigatória por lei. A necessidade de existência do contracheque consta na CLT – a principal legislação que trata especificamente do direito do trabalho.

É o Artigo 464 da CLT que trata das obrigações dos empregadores na hora de comprovar o pagamento de cada colaborador.

Art. 464 - O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.
 
Parágrafo único. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho.

E como “transparência” é a palavra-chave para os relacionamentos entre gestores e funcionários funcionarem de verdade, nada mais justo do que se adequar aos tempos modernos, automatizar a execução do documento e, ainda por cima, torná-lo acessível pela internet.

Tem como ver holerite online pela internet?

Uma vez emitido o contracheque, é possível localizá-lo online através do próprio site gerador do documento escolhido pela empresa como recurso para elaborá-lo ou através da plataforma de geração de folha de pagamento usada no seu envio e distribuição.

Funcionários públicos também conseguem filtrar seus holerites pelo site da prefeitura da cidade em que trabalham, mas apenas eles.

Agora que você já descobriu como pegar holerite online, como emiti-lo e de que maneira distribuir os contracheques com mais facilidade, avalie os benefícios de ter o documento nas mãos – no caso dos funcionários – e de entregá-los todos os meses – se tratando de empresários e empreendedores.

Quais as vantagens de gerar holerite online?

Os principais benefícios da automatização da geração de contracheques são a garantia de acertos nos pagamentos, os riscos menores de qualquer tipo de problema que comprometa a relação entre empresa e funcionários e a comprovação legal de toda e qualquer verba direcionada a cada trabalhador.

Quer mais?

Conforme já mencionado anteriormente, holerites disponíveis de forma digital trazem muito mais facilidade para alguém que trabalhe com carteira assinada e precisa apresentar a uma instituição bancária ou financeira algum tipo de comprovante de renda.

E você sabia que o documento é pedido até na hora de entrar com solicitação de visto para ficar mais tempo fora do país?

Sem contar que, especificamente para quem gere um negócio, ter mais clareza em relação às despesas com mão de obra ajuda até na previsão de gastos e na (re)organização de estratégias para novas e melhores tomadas de decisão.

Fiscalização surpresa da Receita Federal em plena segunda-feira? Sem grilo, porque cada saída de caixa que foi para o bolso dos funcionários já está registrada exatamente como manda o figurino.

Conseguir holerite online não precisa ser um desafio. E
nem mesmo dispará-lo para todo mundo da empresa sem medo de errar!

Una o útil ao agradável, indo além da emissão digital e automatizando a distribuição de holerite através da Coalize – mesma solução que você pode usar para controle de jornada e registro de ponto.

Problemas que pesam no seu bolso serão reduzidos drasticamente ou até eliminados e o relacionamento que você tem com os funcionários vai ficar muito melhor. Comece o quanto antes a tornar realidade as mudanças que estiverem ao seu alcance!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

5 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração