Entenda a importância da contabilidade para a sua empresa

A contabilidade é responsável por coletar, mensurar e informar os dados contábeis e fiscais, cuidando da saúde financeira e econômica da sua empresa.

Contabilidade nas empresas

O setor contábil é um dos mais importantes da empresa, já que, todos os outros setores precisam dos dados gerados por ele.

Isto é, sem um controle financeiro preciso, não é possível criar metas, estratégias ou mesmo lidar com os momentos de crise.

Devido a sua importância, é imprescindível saber como gerenciar o departamento de contabilidade, para que forneça as informações necessárias para as pessoas certas.

Qual a função da Contabilidade

A contabilidade é responsável por mensurar os dados financeiros da empresa, como custos, receitas, despesas e etc. Além disso, deve analisá-los e comunicá-los em forma de relatórios para o gerente ou a quem for necessário.

Desse modo, a contabilidade fornece para a empresa diversas informações que são úteis, também, para tomada de decisões assertivas.

Assim, os gestores ou líderes conseguem analisar as informações necessárias, antes de fazer suas escolhas. E com isso, podem prever situações de risco, por exemplo.

Além disso, a prática contábil auxilia na gestão empresarial, buscando manter a situação financeira estável e positiva, desde o fluxo de caixa até o balanço patrimonial.

A contabilidade pode ser responsável por:

  • fluxo de caixa;
  • controle financeiro e econômico;
  • situação de estoque;
  • demonstração dos resultados de exercício;
  • análise de lucros e prejuízos;
  • facilitar a relação da empresa com bancos e fornecedores;
  • demonstração de Balanço Patrimonial.

As vantagens de uma contabilidade adequada

Vantagens contabilidade

Facilita que o gerente tome decisões assertivas

Uma das características de um bom líder é se basear em dados para tomar suas decisões. Nesse ponto, a contabilidade será muito útil, assim poderá analisar os custos e a situação financeira da empresa em seus processos decisórios.

A empresa corre menos riscos

Quando o gestor analisa os dados contábeis antes de tomar decisões ou fazer seus planejamentos, a empresa corre menos riscos.

Comprometer a empresa com o gasto que ela não poderá lidar, por exemplo, pode ser um erro de um gerente que não analisa os dados financeiros.

Redução de custos desnecessários

Às vezes, a empresa está gastando mais do que pode ou, mesmo, gastando com itens que não são necessários. Quando os dados financeiros são mensurados, a organização tem a situação financeira detalhada e pode cortar esses gastos.

Saúde financeira e econômica

A contabilidade adequada pode salvar a situação financeira e econômica da sua empresa, apresentando as informações e previsões de momentos de crise ao gerente, em tempo de serem tomadas as devidas providências.

Colabora para o planejamento estratégico

Um planejamento tático depende, também, da situação financeira da empresa.

Com uma contabilidade gerencial detalhando informações contábeis de cada setor, por exemplo, é possível fazer planejamentos mais sólidos e adequados.

Como gerenciar o Departamento de Contabilidade

Primeiro de tudo, é importante saber que a contabilidade depende de um profissional da área. Isto é, sem um contador para assinar suas contas, sua empresa fica impossibilitada de operar.

Desse modo, antes de tudo, você deve ter um profissional do ramo nesse departamento.

As pequenas empresas, às vezes, terceirizam esse trabalho e contam com um escritório de contabilidade para mensuração e assinatura de dados importantes. Já outras têm o departamento de contabilidade e contratam o seu contador.

Independente do modelo, para uma contabilidade adequada, tenha em mente a importância de um profissional habilitado.

No entanto, é interessante, também, contar com uma ferramenta de apoio: um software de gestão. Um sistema inteligente, com certeza, facilitará os processos contábeis da sua empresa.

Acompanhe o melhor conteúdo sobre
gestão de Recursos Humanos!

Deixe seu e-mail e receba conteúdo para aumentar o seu desempenho na gestão de pessoas!

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário