Qual a importância da comunicação empresarial?

Você já parou para pensar em como uma boa comunicação pode transformar empresas? Confira a importância da comunicação empresarial e como ela vai mudar o seu negócio!

Importância comunicação empresarial

Sem dúvida alguma, a comunicação é um elemento chave para o bom funcionamento de uma empresa. Ela abrange as interações e processos de trocas e relacionamentos e é o meio pelo qual uma organização recebe, oferece e canaliza informações.

Além disso, a comunicação empresarial engloba tanto a própria organização quanto seus clientes e a sua importância é em razão de ter como objetivo motivar, integrar e promover a identificação entre ambas as partes, ou seja, organização com funcionários e empresa com clientes.

Muitas empresas falham em arquitetar uma boa comunicação e acabam caindo em problemas estruturais, como alta rotatividade de funcionários, falta de credibilidade e perda de clientes.

Para evitar isso e melhorar os resultados, é essencial entender a importância deste componente na instituição.

Importância da comunicação empresarial

As ações realizadas por uma empresa, quando bem-sucedidas, têm forte impacto na vida profissional dos colaboradores, mas podem se estender para além da corporação, trazendo benefícios para a sociedade - e, é claro, aumentar a identificação e admiração dos funcionários pelo lugar onde trabalham.

As relações internas de uma empresa refletem a sociedade na qual a organização está inserida e por isso transformam-se ao longo dos anos.

A facilidade de acesso às informações torna as pessoas cada vez mais participativas e críticas, o que faz com que elas tenham uma autonomia maior dentro do ambiente de trabalho.

Alguns gestores podem ver isso como uma desvantagem e pensar que o funcionário não vai cumprir as ordens. Porém, basta que a gerência desses colaboradores saiba se comunicar bem e fazer com que todos se sintam motivados e engajados com suas funções.

Por mais criativas e inovadoras que sejam as ferramentas de comunicação internas, é preciso que elas sejam eficazes e coerentes com o público que vai receber as mensagens.

Um bom planejamento e uma apresentação do plano de comunicação interna irá ajudar nessa parte.

A base da comunicação

Pense que os conceitos de comunicação e relacionamento caminham juntos, de maneira que uma boa comunicação leva a um relacionamento saudável. Se essa é a maneira que funciona na vida pessoal, não há motivos para ser diferente no ambiente profissional, não é mesmo?

Por conta disso, é fundamental manter o funcionário ciente da missão e dos valores da empresa, trazendo-o para perto e informando-o sobre tudo o que a empresa está fazendo. Cada mudança e notícia deve ser divulgada a todos os integrantes da equipe.

Visando melhorar a comunicação interna, a comunicação pode ser medida através de algumas análises dos processos internos, por exemplo, a produtividade diária.

Uma equipe que se comunica bem irá, consequentemente, produzir melhor, então, se a produtividade estiver boa, significa que provavelmente a comunicação está boa também.

Tipos de comunicação

A comunicação tem diversos segmentos e, por isso, é importante entender cada parte dela para saber como planejar e escolher as melhores ferramentas de comunicação para implementar na corporação.

Considere os meios de comunicação, tais como:

  • escrita;
  • verbal; e
  • via digital.

Mas pense também nas duas grandes categorias da comunicação empresarial: a interna e a externa.

Comunicação interna

A comunicação interna está diretamente ligada à cultura da organização, ou seja, ao modo de agir da empresa, com o objetivo de fortalecer os laços dos colaboradores e inseri-los cada vez mais nessa cultura.

Essa é uma forma de estimular o comprometimento do funcionário com a corporação, tornando-o uma parte consciente e ativa dentro dela.

Algumas ideias de ferramentas para comunicação interna são:

  • rede social corporativa;
  • e-mail corporativo;
  • mural impresso ou online;
  • videoconferências; e
  • reuniões semanais.

Ao criar o planejamento da comunicação e saber exatamente por onde comunicar, é preciso saber, também, o que comunicar.

Existe uma classificação de comunicação que a divide em:

  • ascendente (quando o funcionário comunica para os gestores);
  • descendente (quando os chefes comunicam para os funcionários); e
  • horizontal (todos se comunicam em um mesmo nível hierárquico).

Comunicação externa

Nesse tipo de comunicação, costuma-se pensar apenas na relação da empresa com o cliente, mas vai ainda mais adiante: nos relacionamentos com fornecedores, firmas parceiras e investidores.

A ideia base da comunicação externa é divulgar seus projetos e serviços, saber como vender seu negócio e como tornar a empresa atraente, através de redes sociais, eventos corporativos e assessoria de imprensa, para citar alguns exemplos.

Tendo em vista todos os pontos levantados, fica fácil perceber o quão valorosa é a comunicação da empresa com seus colaboradores e clientes. Assim, quando você estiver pensando em maneiras de requintar ainda mais seus negócios, comece pela comunicação!

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