Sem dúvida alguma, a comunicação é um elemento chave para o bom funcionamento de uma empresa. Ela abrange as interações e processos de trocas e relacionamentos e é o meio pelo qual uma organização recebe, oferece e canaliza informações.
Além disso, a comunicação empresarial engloba tanto a própria organização quanto seus clientes e a sua importância é em razão de ter como objetivo motivar, integrar e promover a identificação entre ambas as partes, ou seja, organização com funcionários e empresa com clientes.
Muitas empresas falham em arquitetar uma boa comunicação e acabam caindo em problemas estruturais, como alta rotatividade de funcionários, falta de credibilidade e perda de clientes.
Para evitar isso e melhorar os resultados, é essencial entender a importância deste componente na instituição.
Importância da comunicação empresarial
As ações realizadas por uma empresa, quando bem-sucedidas, têm forte impacto na vida profissional dos colaboradores, mas podem se estender para além da corporação, trazendo benefícios para a sociedade - e, é claro, aumentar a identificação e admiração dos funcionários pelo lugar onde trabalham.
As relações internas de uma empresa refletem a sociedade na qual a organização está inserida e por isso transformam-se ao longo dos anos.
A facilidade de acesso às informações torna as pessoas cada vez mais participativas e críticas, o que faz com que elas tenham uma autonomia maior dentro do ambiente de trabalho.
Alguns gestores podem ver isso como uma desvantagem e pensar que o funcionário não vai cumprir as ordens. Porém, basta que a gerência desses colaboradores saiba se comunicar bem e fazer com que todos se sintam motivados e engajados com suas funções.
Por mais criativas e inovadoras que sejam as ferramentas de comunicação internas, é preciso que elas sejam eficazes e coerentes com o público que vai receber as mensagens.
Um bom planejamento e uma apresentação do plano de comunicação interna irá ajudar nessa parte.
A base da comunicação
Pense que os conceitos de comunicação e relacionamento caminham juntos, de maneira que uma boa comunicação leva a um relacionamento saudável. Se essa é a maneira que funciona na vida pessoal, não há motivos para ser diferente no ambiente profissional, não é mesmo?
Por conta disso, é fundamental manter o funcionário ciente da missão e dos valores da empresa, trazendo-o para perto e informando-o sobre tudo o que a empresa está fazendo. Cada mudança e notícia deve ser divulgada a todos os integrantes da equipe.
Visando melhorar a comunicação interna, a comunicação pode ser medida através de algumas análises dos processos internos, por exemplo, a produtividade diária.
Uma equipe que se comunica bem irá, consequentemente, produzir melhor, então, se a produtividade estiver boa, significa que provavelmente a comunicação está boa também.
Tipos de comunicação
A comunicação tem diversos segmentos e, por isso, é importante entender cada parte dela para saber como planejar e escolher as melhores ferramentas de comunicação para implementar na corporação.
Considere os meios de comunicação, tais como:
- escrita;
- verbal; e
- via digital.
Mas pense também nas duas grandes categorias da comunicação empresarial: a interna e a externa.
Comunicação interna
A comunicação interna está diretamente ligada à cultura da organização, ou seja, ao modo de agir da empresa, com o objetivo de fortalecer os laços dos colaboradores e inseri-los cada vez mais nessa cultura.
Essa é uma forma de estimular o comprometimento do funcionário com a corporação, tornando-o uma parte consciente e ativa dentro dela.
Algumas ideias de ferramentas para comunicação interna são:
- rede social corporativa;
- e-mail corporativo;
- mural impresso ou online;
- videoconferências; e
- reuniões semanais.
Ao criar o planejamento da comunicação e saber exatamente por onde comunicar, é preciso saber, também, o que comunicar.
Existe uma classificação de comunicação que a divide em:
- ascendente (quando o funcionário comunica para os gestores);
- descendente (quando os chefes comunicam para os funcionários); e
- horizontal (todos se comunicam em um mesmo nível hierárquico).
Comunicação externa
Nesse tipo de comunicação, costuma-se pensar apenas na relação da empresa com o cliente, mas vai ainda mais adiante: nos relacionamentos com fornecedores, firmas parceiras e investidores.
A ideia base da comunicação externa é divulgar seus projetos e serviços, saber como vender seu negócio e como tornar a empresa atraente, através de redes sociais, eventos corporativos e assessoria de imprensa, para citar alguns exemplos.
Tendo em vista todos os pontos levantados, fica fácil perceber o quão valorosa é a comunicação da empresa com seus colaboradores e clientes. Assim, quando você estiver pensando em maneiras de requintar ainda mais seus negócios, comece pela comunicação!
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