
Como demitir um funcionário seja por justa causa ou não e o que dizer neste momento? Para começar, escolha o ambiente adequado, explique as razões de maneira clara e sem rodeios, use um tom de voz amigável e busque você também entender os motivos que levam à rescisão para ter propriedade durante todo o papo.
Fazer uma demissão é quase sempre uma situação delicada porque envolve não somente a vida profissional, mas também a vida pessoal do trabalhador e, entre outras coisas, “mexe” com a sua renda, certo?
Em tempos de discussões no mundo corporativo sobre liderança humanizada, o ato deve ser ainda melhor planejado e pensado para não ferir e constranger o outro lado e evitar tanto problemas emocionais e psicológicos quanto um embate jurídico.
Não arrisque! Neste artigo, veja como conduzir todo o processo desde a decisão da demissão até o momento da rescisão contratual. Aproveite e copie um modelo de texto já pronto que foi trazido como exemplo para você.
Como dispensar um funcionário?
O principal passo para dispensar um funcionário é saber justificar o desligamento com base na lei trabalhista. Além disso, mesmo que você tenha conhecimento sobre a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), recomenda-se consultar o departamento jurídico para confirmar a legitimidade de demissão – com ou sem justa causa.
Isso evitará possíveis processos trabalhistas em razão de incoerências.
Entender o motivo pelo qual você estará desligando um colaborador ajudará na apresentação da justificativa adequada para ele também.
Como justificar um desligamento?
A demissão por justa causa pode acontecer devido a faltas consecutivas que representam abandono de emprego, apresentação de atestado médico falsificado etc., e a demissão sem justa causa pode ser justificada por simples cortes de verba, por exemplo.
Quando a demissão acontece por justa causa
São justificativas possíveis para a demissão por justa causa todas as apresentadas a seguir.
- Furto ou roubo de bens da companhia.
- Fraude de documentos e outras condutas de improbidade.
- Comportamentos ofensivos e agressões.
- Insubordinação e/ou falta de respeito com colegas de trabalho.
- Práticas não autorizadas que prejudiquem os interesses da empresa, como revenda de produtos.
- Omissão na realização das funções.
- Condenação criminal associada com a atividade de trabalho na empresa.
- Violação de segredos da companhia.
- Uso de drogas e bebidas alcoólicas de forma habitual ou em serviço.
Antes de demitir, lembre-se de fazer uma avaliação do contexto social e profissional no qual o trabalhador está inserido e saiba que a demissão só é válida quando a justificativa é comprovada.
Quando não há justa causa
As demissões sem justa causa não precisam ser justificadas ou comprovadas, mas algumas razões para o desligamento que podem ser apresentadas ao colaborador estão listadas a seguir.
- Corte de custos.
- Diminuição de quadro de funcionários, seja por motivos econômicos ou por readequação da estrutura organizacional e de atividades da empresa.
- Desempenho insatisfatório.
- Ausências recorrentes que não configuram abandono de emprego, mas comprometem a produtividade.
- Desconexão no relacionamento com os gestores ou colegas do time, afetando interatividade, clima organizacional e performance.
- Falta de adequação à cultura ou política interna da empresa.
Argumentos válidos inclusive para quem estiver em teste, viu?
Como dispensar um funcionário em teste?
A dispensa de funcionários em teste ou em treinamento precisa ser cautelosa no sentido de evitar qualquer constrangimento, afinal, a pessoa mal chegou à empresa e já vai sair dela!
- Apresente o motivo do corte.
- Dê seus feedbacks, deixando claro que você sabe que essas impressões e opiniões foram reunidas em pouco tempo.
- Vá direto ao ponto.
- Não deixe de falar das qualidades do trabalhador.
- Se tiver experiência e conhecimento e achar cabível, sugira outras áreas de atuação nas quais ele possa se arriscar e dê algumas dicas para o próximo trabalho. – Isso, se o funcionário estiver aberto a recebê-las também.
- Coloque-se à disposição e mostre que as portas da empresa ficarão abertas para oportunidades futuras e mais adequadas.
A fase de teste de uma pessoa CLT abrange o tempo de 30 dias, que é conhecido como período de experiência ou contrato de experiência. Quando ele acaba, tanto a empresa quanto o colaborador podem decidir por prorrogá-la por mais 60 dias até que o ciclo complete três meses e exista a possibilidade de uma contratação fixa.
De qualquer forma, na hora de demitir alguém, é preciso arcar com todos os direitos do funcionário para que não haja nenhum tipo de complicação trabalhista. Aliás, na hora da demissão, fale sobre eles: use as dicas deste artigo para conduzir qualquer tipo de corte, mesmo de quem já está há anos trabalhando com você.
Como conduzir uma demissão?
A demissão começa bem antes do envio de aviso de desligamento da empresa ao colaborador. Para conduzi-la adequadamente, é preciso se preparar bem e estar munido(a) de todos os dados e informações necessários para justificar o corte, como avaliações de performance ou comprovação de faltas.
Além disso:
- agende uma reunião no dia e horário mais adequados para todos os envolvidos;
- faça a reunião em um local adequado e que garanta privacidade;
- mantenha a confidencialidade do corte e não compartilhe, sem que haja a necessidade, a informação de demissão do funcionário;
- evite críticas;
- aborde os motivos do desligamento de forma transparente, objetiva e respeitosa;
- siga à risca a política de entrada e saída de funcionários da empresa e também as orientações relacionadas aos regulamentos e políticas da empresa; e
- exponha, de forma clara, os processos seguintes, como funcionará o pagamento de direitos e outros procedimentos para que a relação seja encerrada corretamente.
Prepare um bom discurso também! Sem enrolações, mas que demonstre preocupação genuína com o bem-estar do colaborador no momento – geralmente difícil – do desligamento.
Segue o fio para ter ajuda com algumas ideias.
O que dizer na hora de demitir um funcionário?
O simples cumprimento amigável e habitual – “bom dia, tudo bem?” – é a primeira coisa a ser dita quando a ideia é dispensar um funcionário educadamente. A introdução ajuda a evitar entrar de forma abrupta no assunto, mas também poupa os dois daquela informalidade em excesso.
Depois dela…
- Diga, sem rodeios, que o motivo da conversa é sobre a decisão da empresa de rescindir o contrato.
- Destaque pontos positivos da atuação da pessoa demitida e, depois, fale claramente as razões da dispensa.
- Cuidado para não aparentar indiferença ou fazer qualquer tipo de comparação.
- Pergunte se o colaborador tem alguma coisa a dizer para você também. Diga que receber o feedback dela é igualmente importante!
- Trate das etapas práticas do desligamento e questione se ficou alguma dúvida.
- Caso o colaborador queira detalhes sobre os motivos da dispensa, dê exemplos de atos que prejudicaram a sua performance nas atividades, bem como de ações que abalaram a relação entre ele e a equipe ou superiores.
- Encerre a conversa dizendo que a empresa continua à disposição. Preocupe-se com a demissão humanizada acima de tudo.
Agora, falando nisso, anote algumas sugestões de frases.
O que falar para demitir um funcionário de forma humanizada?
Diga há quanto tempo você tem observado o comportamento dessa pessoa e mencione suas metas.
| Já faz uns quatro ou cinco meses que estou monitorando seu desenvolvimento na empresa e tenho percebido que em nenhum momento você atingiu as metas propostas. |
Lembre de feedbacks dados anteriormente – aliás, sem eles, nada justifica a demissão!
| Você se lembra das vezes que conversamos sobre isso e compreendemos suas justificativas? Voltamos a analisar os resultados após as conversas e, ainda assim, eles não melhoraram. |
Mencione o impacto negativo para a empresa.
| Tudo isso tem sido negativo para o time e para a empresa porque nós estamos em busca de [abordar algum objetivo específico para aquele mês, semestre ou ano para o qual o colaborador deveria contribuir, mas não contribuiu]. |
Reforce que foi bom ter a pessoa no time e destaque suas características profissionais.
| De qualquer forma, só tenho a agradecer pelo seu envolvimento e gostaria de reforçar o quanto o seu profissionalismo está no mais alto nível. |
Deixe claro que, no futuro, você pode ajudar com cartas de recomendação ou diálogos com novos possíveis empregadores.
| Se precisar de qualquer coisa ou se quiser me colocar em contato com alguma outra empresa interessada em lhe contratar, fique à vontade para me escrever. Você tem meu e-mail! |
Se o corte não tiver a ver com rendimento, mas com uma decisão interna, destaque essa decisão e agradeça imensamente por todos os serviços prestados.
| Em decorrência de [apresente o motivo], a empresa decidiu cortar alguns funcionários e, infelizmente, um deles é você. Gostaria que você soubesse que o seu tempo de trabalho conosco foi valioso para a equipe e para os resultados. Os seus direitos são [apresente os direitos] e peço para que, de agora em diante, você trate deles com o RH. |
Tudo certo até aqui?
O que não falar na hora de demitir um funcionário?
A resposta para essa pergunta é: nada que venha à cabeça imediatamente e que não seja pensado antes! Frases do tipo “você não trabalha direito” ou “você sabe o motivo” podem ser eliminadas do vocabulário, assim como aquelas tentativas falhas de fazer o colaborador “ver o lado bom” da demissão.
Não prometa nada que você não possa cumprir e nunca – nunquinha! – realize o comunicado do corte por e-mail.
Posso fazer desligamento de um colaborador por e-mail?
O melhor é evitar qualquer outro tipo de comunicado de demissão que não seja feito pessoalmente. E-mails, mensagens de WhatsApp ou qualquer outro meio online não são recomendados em nenhuma situação. Se for realmente necessário falar à distância com a pessoa, por razões de localidade, opte por uma videoconferência.
Pratique a empatia, que é o exercício de se colocar no lugar do outro e tentar entender as suas emoções e percepções, e ofereça espaço para que quem estiver sendo demitido expresse seus sentimentos e tente deixar de lado qualquer tom agressivo e frio.
A sensibilidade deve ser o foco numa liderança humanizada – responsável, justamente, pela demissão nos mesmos moldes.
Ainda em dúvida? Que tal um roteiro do que dizer do início ao fim da conversa? Copie e cole em algum bloco de notas antes de ir!
Texto pronto para demitir um funcionário
| Olá, (nome do colaborador)! Tudo bem? Em primeiro lugar, quero agradecer pelo seu empenho e sua escolha de fazer parte da nossa empresa, porém, hoje, a decisão da companhia é de interromper o contrato de trabalho com você. As razões que levaram à decisão foram (explique os motivos de forma clara, objetiva e honesta) e, com base nisso, optamos por não continuar com a nossa relação contratual, então, convoquei esta reunião para informá-lo(a). Todos os seus direitos estão assegurados, como previsto na lei trabalhista e os próximos passos para que o encerramento do nosso vínculo neste momento seja realizado da maneira adequada são (esclareça todos os direitos e explique as etapas práticas do processo, como datas de pagamento do que ainda deve ser pago ao colaborador e entrega de documentos e outros materiais por parte dele). Compreendo que isso possa ser delicado para você, então, fique à vontade se quiser tirar dúvidas, nos fornecer algum tipo de feedback ou expressar algum outro sentimento. Tenho certeza que novas oportunidades virão, seja aqui ou em outra empresa, afinal, você é (reforce características positivas) e quanto foi valioso(a) em (mencione momentos/projetos/metas em que o colaborador realmente fez a diferença). |
Usufrua de todas as dicas até mesmo em situações de demissão voluntária e não deixe de acompanhar o blog Coalize para ficar por dentro de mais orientações que podem ser valiosas para o seu negócio. Boa sorte!
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