O registro de ponto remoto permite o controle da jornada de trabalho e a gestão das faltas e horas cumpridas pelo colaborador de uma empresa mesmo que o trabalho seja feito no modelo híbrido ou home office. Na maioria das vezes, ele é feito através de plataformas digitais.
A tendência de trabalhar de casa vem crescendo muito ao longo dos últimos anos e diversas empresas precisaram se reinventar por conta da pandemia de Covid-19. A grande maioria implementou mudanças que estão em vigor até hoje.
Segundo uma pesquisa feita pela National Bureau of Economic Research (NBER), feita entre julho de 2022 e janeiro de 2023, o home office aumentou os níveis de bem-estar dos funcionários e possibilitou que as organizações percam menos colaboradores. O modelo, portanto, ajuda tanto o empregador quanto o empregado.
Com ele e o formato híbrido, também cada vez mais adotado, o controle de carga horária passou por diversas alterações e é sobre isso que falaremos neste artigo.
Entenda quais são os pontos mais importantes do controle remoto hoje em dia e como fazer essa gestão na sua empresa!
Como funciona o ponto remoto?
O controle remoto da jornada de trabalho dos funcionários de empresas de todos os portes ou setores de atuação é sempre feito por meio de um sistema online, que pode funcionar por aplicativo de celular, por tablets ou por computador.
Ele precisa ser adequado às imposições da Reforma Trabalhista de 2017, que trouxe diversas mudanças para o emprego registrado. Também deve estar dentro do previsto pela Lei 13.467 do mesmo ano, responsável por regulamentar o teletrabalho.
Encontre uma plataforma desenvolvida de acordo com essas normas e faça a gestão com tranquilidade por aí!
Bater ponto online é permitido por lei?
Um controle de ponto adequado às legislações trabalhistas tem validade legal, mesmo se feito à distância – para quem está em casa ou num regime híbrido de atuação.
O home office em si não é mencionado na CLT, mas, segundo o Artigo 75-B da Constituição, podemos considerar “trabalho remoto” qualquer serviço feito fora das dependências do empregador que não seja configurado como trabalho externo.
Qual a diferença entre home office e trabalho externo?
É considerado “trabalho externo” toda prestação de serviços fora da empresa devido a própria natureza de cada um deles, como os executados por motoristas, eletricistas e instaladores de antenas – que não são trabalhos à distância ou híbridos, mas, basicamente, todo trabalho que precisa ser realizado fora do escritório.
Enquanto isso, o home office é o nome dado à modalidade que permite que o colaborador cumpra com sua carga horária diretamente de casa, sem ter que comparecer ao escritório, podendo trabalhar de forma remota e, muitas vezes, em qualquer lugar do mundo, se a empresa assim permitir.
Está aí a principal diferença entre os dois!
Ainda segundo a Lei, mesmo que um funcionário trabalhe de casa, ele terá uma jornada a cumprir e ela precisará ser controlada por um registro de ponto – essa última condição se aplica como obrigatoriedade especificamente em empresas que possuam mais de 20 colaboradores com carteira assinada.
E o ponto remoto é a melhor forma de comprovar a atuação de cada pessoa e de ter o controle das horas cumpridas (ou não) por quem é contratado em formato híbrido ou por quem fica 100% em home office, mas você sabe como ele funciona?
Como controlar o ponto em home office?
O controle da jornada no home office ou modelo híbrido de atuação é feito por meio de um registro de ponto digital que pode ser baixado como aplicativo para o celular ou no computador usado pelo funcionário.
No registro pelo celular, para que a marcação de ponto online aconteça, é necessário que o colaborador ative a geolocalização (GPS) do aparelho e esteja em uma área predefinida pela empresa a partir do endereço fornecido como sendo de sua residência.
Já para bater o ponto online no computador ou notebook, o colaborador pode entrar no site do sistema ou baixar um software em sua máquina para que a aplicação funcione. Depois, basta informar seu login e senha – fornecidos previamente pela empresa – e fazer a marcação.
Tudo com transparência e de forma simples, rápida e prática como você confere no passo a passo do próximo tópico.
Como registrar o ponto em home office?
São apenas três passos que devem ser adotados na rotina do funcionário para completar a marcação corretamente, trabalhando de casa ou em dias alternados no escritório. Veja a sequência!
- Abra o aplicativo ou entre no site da plataforma assim que começar e encerrar o dia de trabalho e ao fazer intervalos.
- Ative a geolocalização (GPS) do celular para que o endereço seja identificado e permita o uso da geolocalização pelo aplicativo ou pelo site quando estiverem abertos.
- Confirme os dados que aparecem na tela e clique no botão bater ponto para enviar.
Bem simples, né? Além de facilitar o processo para os funcionários e para o RH, o registro de ponto eletrônico também possui diversas outras vantagens. Vamos a elas.
Quais as vantagens de controle de ponto remoto?
Ao implementar um ponto remoto, fica mais fácil para a empresa definir a jornada de trabalho de cada funcionário. O colaborador também sai ganhando, podendo registrar seus horários de entrada e saída todos os dias. Sem mencionar a economia de dinheiro por parte dos gestores e empreendedores!
Quem usufrui de plataformas de registro de ponto confiáveis e modernas para fazer a gestão das marcações nesse formato conta com diversas funcionalidades, por exemplo:
- assinatura digital de folha de espelho de ponto e holerite;
- controle de horas extras;
- definição da escala de trabalho;
- gestão de folgas e férias;
- recebimento de atestados e abonos; e
- acesso à folha de pagamento automatizada.
Com a tecnologia como aliada, o RH de cada empresa consegue ter acesso ao ponto dos trabalhadores de forma digital e automatizada com menor margem para erros e fraudes, além de contar com mais segurança e controle em todo o processo.
Como fazer um controle de ponto online? Dicas para escolher o seu!
Para fazer um controle remoto mais eficaz e assertivo, é necessário adquirir e implementar um sistema de marcação de ponto eletrônico online e confiável, que atenda às necessidades da sua empresa e dos seus colaboradores também.
Precisa de ajuda na escolha? Busque por uma solução que traga todas as vantagens mencionadas anteriormente e ainda ofereça:
- um time de profissionais especializado para tirar todas as dúvidas que você tiver sobre o produto pré e pós-vendas;
- a possibilidade de fazer um teste prévio da solução e de cada recurso para que você e o seu departamento de gestão de pessoas entendam todas as funcionalidades; e
- orientações sobre como informar os colaboradores das mudanças e novidades e instruções para serem repassadas a todos eles, com o objetivo de capacitá-los para usarem a plataforma sem nenhum tipo de complicação.
Entendeu como o registro remoto funciona? Não deixe de trazer mais praticidade, segurança e transparência para o cotidiano da sua equipe e, de quebra, garanta uma economia significativa para o seu bolso, acertando na escolha da sua solução!
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