Tudo sobre relógio de ponto biométrico: guia facilitado

O relógio de ponto biométrico é uma das melhores formas de controlar entradas e saídas no trabalho. Entenda como ele funciona e formas de instalá-lo!

Uma mulher está sorrindo enquanto aponta para um relógio de ponto biométrico preso à parede.

O relógio de ponto biométrico é uma ferramenta de controle de jornada de trabalho que pode utilizar impressão digital ou reconhecimento facial registrar os horários dos funcionários, e oferece como vantagem uma gestão de horas trabalhadas mais precisa, segura contra fraudes e de acordo com a legislação trabalhista.

Esse tipo de controle é fundamental para qualquer empresa, das pequenas às grandes, e o formato que você vai conhecer nesta leitura é ainda mais imprescindível para uma boa gestão de RH, já que reduz fraudes, como o “ponto amigo” (quando um colega marca o ponto por outro), garantindo que o registro de horas seja feito pela pessoa correta.

Além disso, muitos desses sistemas são integrados a softwares que permitem o monitoramento em tempo real e a geração de relatórios detalhados. Conheça mais sobre como funciona essa tecnologia e como tê-la por aí!

Como funciona o relógio de ponto com biometria?

O relógio de ponto com biometria é um dispositivo usado para registrar as entradas e saídas dos funcionários através de um leitor de impressão digital ou reconhecimento facial. Esse processo acontece por meio de um aparelho instalado em um local estratégico dentro da empresa, normalmente próximo ao local de entrada e saída dos colaboradores.

Nos dispositivos que fazem o registro através de impressão digital, existe uma espécie de scanner embutida no relógio que lê a digital do colaborador para fazer o registro no sistema interno de controle de ponto, transmitindo a informação do registro em tempo real para os gestores.

Já nos relógios que fazem o controle da jornada por reconhecimento facial, o registro costuma funcionar de duas formas:

  1. através de uma selfie tirada pelo colaborador para bater o ponto; ou
  2. por meio de uma tecnologia de ponta que identifica o rosto do trabalhador em tempo real com base nas imagens registradas no banco de dados da empresa.

Vale ressaltar que um equipamento como esse deve seguir as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para controle de ponto, e as imagens dos funcionários captadas pelo relógio devem ser utilizadas somente para o fim de gestão de jornada.

Quando a empresa fornecedora do sistema segue essas diretrizes, o relógio de ponto com biometria garante uma série de vantagens tanto para o empregador quanto para os colaboradores de uma organização. Confira todas elas a seguir!

6 melhores vantagens do relógio de ponto biométrico

O relógio de ponto biométrico é mais preciso, mais seguro, fácil de usar, segue a legislação, permite a automatização e a integração do controle de ponto e ainda diminui erros humanos no tratamento das horas.

Fica até difícil fazer comparação com o livro-ponto e outros sistemas mecânicos antigos, de tão melhor que ele é. Olha só!

1. Controle de ponto mais preciso

A biometria garante que cada registro seja feito de forma exata e intransferível, eliminando completamente as chances de erros manuais e fraudes, como quando um funcionário registra o ponto por outro.

2. Maior segurança

Como os dados biométricos são únicos para cada indivíduo, o sistema oferece um nível de segurança elevado. Isso impede que alguém registre um ponto de forma indevida ou tente burlar o controle de presença.

3. Facilidade de uso

O processo de batida de ponto no relógio com biometria é rápido e simples, o que diminui bastante filas e agiliza o fluxo de entrada e saída dos funcionários. Com a biometria, seus colaboradores também não precisam se preocupar em lembrar senhas, códigos ou carregar cartões por aí.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

4. Conformidade com a legislação

Muitas empresas utilizam relógios de ponto biométricos para garantir o cumprimento da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), que exige um controle rigoroso das horas trabalhadas, intervalos e horas extras.

Uma exigência específica do relógio de ponto biométrico é que ele emita um comprovante para o funcionário, e alguns sistemas mais avançados conseguem, inclusive, disponibilizar esse recibo de forma online além do papel físico impresso no momento do registro.

5. Automatização e integração com sistemas de RH

Dependendo do relógio de ponto que você implementar, sua empresa também vai poder automatizar os processos do RH, facilitando a contabilização de horas extras, folgas, banco de horas e outros cálculos relacionados à folha de pagamento.

6. Diminuição de erros humanos

O uso da biometria reduz significativamente a chance de erros no registro de horários, como esquecimento na hora de registrar a entrada ou saída ou rasuras ao preencher controles manuais, como o ultrapassado livro-ponto.

Essas vantagens tornam o relógio de ponto biométrico uma das melhores soluções para melhorar o controle de presença e otimizar a gestão de Recursos Humanos nas empresas.

Agora, chegou a hora de entender como garantir esses benefícios no seu dia a dia. Acompanhe!

Como implementar um relógio de ponto biométrico na empresa?

Para instalar um ponto eletrônico biométrico na sua organização, você precisa escolher uma empresa fornecedora do sistema, cadastrar todos os colaboradores e escalas de trabalho e treinar sua equipe para usar o recurso.

Seguindo o tutorial abaixo, não tem erro!

  1. Pesquise por uma empresa fornecedora de um relógio de ponto homologado e certificado pelo Inmetro, que obedeça às Portarias 4 de 2022 e 671 de 2021, as mais atualizadas em relação ao tema.
  2. Contrate a solução e conte com o apoio do suporte da fornecedora para instalar o equipamento em um local ideal para o registro, onde os funcionários consigam bater o ponto com facilidade.
  3. Com o sistema já instalado, cadastre os horários das jornadas de trabalho, incluindo entradas, intervalos e saídas.
  4. Por fim, basta registrar os dados de cada colaborador e suas biometrias e ensinar a sua equipe a usar o recurso. Geralmente, a empresa fornecedora do relógio oferece treinamento nesse momento. Informe-se!

E, para garantir que o seu relógio de ponto seja uma ferramenta muito mais poderosa, certifique-se de que a empresa fornecedora possua um sistema completo de gestão de funcionários para integrá-lo, com banco de horas automatizado, admissão digital e muito mais, afinal, essa ajudinha da tecnologia é sempre bem-vinda para que você possa focar no sucesso do negócio!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração